Tem melhoras que a gente vai fazendo com o tempo, devagar e sempre, e tem avanços que a gente dá em saltos. É um pouco esse o conceito que eu, Adriana, vou experimentar nas próximas semanas, nos treinos do LuluFive, um projeto de ciclismo para mulheres encabeçado pela Gisele Gasparotto.
A Gisele a gente já conhece por aqui. Ciclista super experiente, participa das competições de elite na estrada e na pista. É mega disciplinada e treina para caramba, uma baita inspiração.
Os treinos do LuluFive não substituem os treinamentos regulares, que fazemos sozinhas ou com treinadores em assessorias. Eles são organizados em módulos de média duração – variam de 8 a 12 semanas conforme o objetivo – e que focam habilidades específicas, que você escolhe de acordo com o seu estágio como ciclista.
E como a gente é clichê, começou 2017 e eu aderi ao novo treino. Meu foco nas próximas semanas serão incrementar a técnica para melhorar na performance. Subidas e descidas, fazer corretamente as curvas, usar as marchas com mais eficiência, aprimorando a passada.
Por aqui, a ideia vai ser mostrar esses avanços no Canela e compartilhar com quem tiver interesse em se aprimorar. Acompanha que vai ser muito legal!
«« Um pouquinho do Projeto LuluFive
“O LuluFive é um projeto para capacitar e treinar ciclistas mulheres que buscam aprimorar técnica e performance. Nasceu de uma vontade do treinador Ronaldo Martinelli, com quem eu treino há quase 4 anos. Como tenho experiência no pelotão feminino de elite, formamos essa parceria.”
A partir dessa ideia, Gisele conta que começou a observar melhor as meninas que pedalam e percebeu que apesar de muitas serem fortes, falta a técnica e a vivência no ciclismo para melhorarem ainda mais a sua performance.
“A técnica é muito importante para performance e também para a segurança da ciclista. Saber fazer uma curva fechada em velocidade ou saltar um obstáculo que aparece na frente, não se desesperar quando tem algum contato com outro ciclista, ou até saber tirar uma das mãos do guidão pra tomar água e se alimentar. Percebo que muitas meninas, como não conseguem se alimentar e hidratar pedalando, acabam perdendo performance por consequência. Além disso, usar a marcha da bicicleta corretamente (cambiar), ter a postura correta para pedalar, também contribuem significativamente para a melhora na performance.”
Foi pensando nas necessidades e deficiências de uma ciclista, que surgiu a ideia de um treino em módulos.
«« LuluFive Team
Além dos treinos, que são para qualquer ciclista que quiser se aprimorar, o Projeto Lulufive tem como objetivo em 2017 formar uma equipe de ciclistas amadoras, mas com nível para competir na elite. Para estas, haverá treinamento, testes de potência, acompanhamento médico e nutricional (que será feito na Clinica Move).
“Hoje na equipe somos duas: eu e a Marcela Toldi. Marcela foi segunda geral no GranFondo NY em 2016 e Terceira Geral no L’etape Brasil. Marcela passará a ser treinada pelo Ronaldo em 2017 e também fará parte do projeto LuluFive. Estamos buscando mais duas ciclistas para completar a LuluFive Team em 2017”.
«« Como funciona o treino em módulos
São três módulos oferecidos:
O Módulo I, mais básico, aborta tudo o que uma ciclista precisa para pedalar em segurança. Como usar o freio corretamente, conhecer as marchas da bicicleta, pegadas nos guidões (manete, em cima e drop), uso da sapatilha e também aborda regulagem básica da bicicleta e troca de câmaras e rodas. É indicado para ciclistas iniciantes que tem pouca ou nenhuma experiência em cima da bike.
O Módulo II aborda a técnica. Técnica de sprint, escalada em pé, passo, descida, retomadas de saídas de curva. Combinação de cadência com força. É indicado para ciclistas intermediárias, que já pedalam há algum tempo, mas ainda não foram expostas a parte mais técnica e um pouco mais “agressiva” que um treino pode ser.
O finalmente o Módulo III é voltado para as ciclistas mais avançadas, que já andam em pelotão, tem um pouco de técnica e querem melhorar a performance. Querem andar em velocidade e sustentar essa velocidade por mais tempo. Muitas ciclistas andam bem na roda, mas tem dificuldade de encarar o vento e manter uma passada mais constante.
«« Quem pode fazer os treinos
Qualquer ciclista pode participar e não é necessário fazer os três, você pode escolher aquele que mais se aproxima à sua experiência.
As aulas podem ser individuais ou em grupos de no máximo 5 ciclistas. É possível, por exemplo, um grupo de amigas se juntar para fazer algum módulo, desde que todas estejam no mesmo nível.
As aulas são todas dadas pela própria Gisele 🙂
«« Vai ter treino aberto \o/
No dia 21 de janeiro haverá um treino aberto no Riacho Grande para divulgação do projeto, para tirar dúvidas e reunir as meninas interessadas.
Serão dois pelotões para pedalar: um dará 2 voltas (32km) e o outro 4 voltas (64km). Veja as infos do evento aqui.
«« Para saber mais ou se inscrever no Projeto LuluFive
Você pode mandar um email para projetociclisticolulu5@gmail.com, ou mensagem na página do LuluFive ou ainda pelo Facebook da Gisele.